Museu Virtual de Tucuruí

ANUNCIE
ANUNCIE

A história de devoção em Tucuruí

Algo muito comum em Tucuruí é a prática de fé do povo tucuruiense, que a cada ano é demonstrado por exemplo no círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma tradição que remota da extinta Estrada de Ferro Tocantins.


A história de devoção em Tucuruí começou juntamente com a vinda das primeiras pessoas que chegaram na região e fundaram a antiga vila de Alcobaça, que tinha a devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição de Maria.


Hoje, após sua emancipação, Tucuruí tem 4 Paróquias, diversas comunidades católicas, e agora ganhará também um monumento dedicado a Virgem de Nazaré, uma das maiores devoções na área episcopal São Paulo.


O monumento em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é um sonho que surgiu na época em que o Padre Gilvan Manoel era Pároco da Igreja Matriz de São José, mas devido a pandemia da Covid-19, o projeto teve que esperar, sendo retomado apenas agora em 2022.


“Cheguei quase no fim da pandemia, e fui procurado por alguns paroquianos, que me relataram sobre o projeto, me falaram como surgiu a história do monumento, e que até mesmo já havíamos conseguido o terreno para construção, através de um Projeto de Lei, do então Vereador na época, Gualberto Neto. A partir de então o projeto foi revisto, a planilha de valores foi recalculada pois já estava obsoleta, e agora estamos apresentando o projeto atualizado para os fiéis católicos de nossa cidade”, relatou o Padre Francisco Ivo, atual Pároco da Igreja Matriz de São José.


FONTE: PORTAL DA CIDADE DE TUCURUÍ

ANUNCIE
ANUNCIE
ANUNCIE